15/08/2024 às 17h42min - Atualizada em 15/08/2024 às 17h42min
O cafezinho que vem do jardim da casa
Casal cultiva café para consumo familiar
Vandro Welter - Jornal Força d'Oeste
Vandro Welter O café é uma das bebidas mais populares do mundo e altamente consumida no Brasil. Há quem não dispense começar o dia com a bebida. Outros preferem tomá-la depois do almoço, no cafezinho da tarde ou em todas essas situações.
Independentemente da preferência de horário, o consumo de até quatro xícaras por dia tem sido associado a uma série de benefícios, que vão desde a prevenção da diabetes até a doença de Parkinson.
Plantas de café podem ser cultivadas no jardim ou quintal das casas ou em chácaras, mesmo no meio urbano, produzindo frutos que vão servir para o preparo de um bom cafezinho.
Um exemplo dessa prática vem de La. Fortaleza/São João do Oeste. Mais precisamente da propriedade do casal, Bruno e Maria Feiden. No jardim da residência mantém apenas três pés de café, sendo o suficiente para o consumo anual da família.
O Bruno é pedreiro e a Maria é diarista. Ambos residem há 34 anos em La. Fortaleza. O dia começa cedo para o casal, sendo que não pode faltar o tradicional cafezinho antes de sair para o trabalho. Melhor ainda se o café é colhido no jardim da casa.
Maria explica que a ideia de cultivar alguns pés de café foi do filho Daniel que reside em Novo Hamburgo/RS. “Ele estava em casa de férias, quando visitamos o viveiro municipal de mudas e retiramos uma muda”, enumera.
Lembrando de que o Daniel plantou um pé em 2021 e a Maria plantou mais dois naquele mesmo ano. A partir do segundo ano já começou a dar frutos.
Ela cita cuidados necessários com geadas e quando é muito frio acabam cobrindo os pés que ficam ao lado da casa. “Não há época definida de colheita na região. Ano passado carregou poucos frutos e nesse ano carregou bem. Como é uma cultura não muito presente na região, ainda estamos aprendendo a lidar com o café”, pontua Maria.
PREPARO O casal explica que dá trabalho para deixar o café no ponto para ser consumido após a colheita. “Tiramos a casca e depois deixamos secar ao sol por quatro dias. Após é necessário torrar no forno, moer no liquidificador e guardar em vidros bem fechados para consumir durante o ano. Assim eu comecei a fazer o processo. Agora descobri que é mais fácil tirar a casca logo após a colheita e secar só o grão. Isso dá menos mão de obra e é mais simples”, esclarece Maria Feiden.
CAFÉ NO BRASIL A Produção de café no Brasil é responsável por cerca de um terço da produção mundial, o que faz o país ser de longe o maior produtor - uma posição mantida nos últimos 150 anos.
Além do clima e solo propícios, o país possui extensas áreas de cultivo, tecnologia, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, e uma cadeia de suprimentos bem estabelecida.
O estado de Minas Gerais é o principal produtor de café. Igualmente destacam-se os estados de ES, SP, PR e RO.
TÉCNICA Conforme sucinta pesquisa, a produção dos frutos acontece cerca de dois anos e meio após o plantio. A época de plantio do café se enquadra no período de primavera/verão, com plantios de outubro até março. O pé de café se desenvolve melhor em locais bem iluminados pela luz do sol e com temperaturas amenas. Já o solo deve ser úmido, bem drenado e fertilizado, para que a planta se desenvolva de forma adequada.