Divulgação Em uma data significativa para a Cooperativa Eloir Paulo Flach, gerente da agência Sicoob em Palma Sola, compartilhou um pouco da história e das conquistas do Sicoob São Miguel, que comemorou os 35 anos de fundação no dia 25 de julho.
A Sicoob São Miguel foi fundada em 25 de julho de 1989 na cidade de São Miguel do Oeste por 34 agricultores visionários. Hoje, a Cooperativa se destaca com 56 agências distribuídas pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, contando com mais de 630 colaboradores. A Sicoob São Miguel administra ativos que superam a marca de 4 bilhões de reais, refletindo seu crescimento constante.
Em Palma Sola, a Sicoob marcou presença ao inaugurar sua agência em fevereiro de 2002, sendo a primeira Cooperativa de crédito a acreditar no potencial da cidade. A agência local celebra 22 anos de atividade, com uma equipe composta por dez colaboradores, sendo oito naturais de Palma Sola, reforçando o compromisso da Cooperativa em investir na comunidade local.
A Sicoob São Miguel Palma Sola também se destaca pelo envolvimento social, apoiando diversos projetos, eventos e escolas da região. Recentemente, a Cooperativa fez doações de computadores para escolas municipais e mantém uma parceria duradoura com a APAE local, oferecendo uma ajuda mensal para cada aluno matriculado.
Eloir expressou a gratidão à população de Palma Sola pela confiança depositada na Cooperativa ao longo dos anos. “É motivo de muita alegria comemorar esses 35 anos, fazendo parte desta história. Agradecemos a todos que realizam seus negócios e depósitos conosco”, afirmou Eloir.
A celebração dos 35 anos da Sicoob São Miguel representa não apenas um marco histórico, mas também o fortalecimento dos laços com as comunidades que a Cooperativa atende.
A história de Ivanir Antônio Cosma Ivanir Antônio Cosma, associado do Sicoob, morador da Linha Santa Terezinha, em Palma Sola, 58 anos, reflete sobre a metade de sua vida dedicada a Sicoob, sendo um testemunho de perseverança e transformação, impulsionada pelo apoio da Cooperativa.
“Naquela época, tínhamos conta em um banco, porém fechamos porque não tínhamos acesso a financiamentos. Colegas em classes melhores conseguiam mais facilidades”, lembra Ivanir.
A virada de chave veio com o envolvimento do primeiro gerente da Sicoob em Palma Sola, amigo de infância de Ivanir, que viu o potencial da comunidade agrícola uma oportunidade para o crescimento mútuo. “Marcelo Brasso que é irmão de dois mecânicos aqui, foi quem começou a nos dar créditos”, conta Ivanir, ressaltando que a mudança significativa ocorreu há cerca de 23 anos.
A inauguração da agência do Sicoob em Palma Sola, em 2002, marcou um novo capítulo na vida de Ivanir, e da comunidade local. Para Ivanir a Cooperativa representou uma abertura de portas num momento em que outras instituições financeiras ofereciam poucas oportunidades. “A Sicoob nos deu condições de trabalho que outros bancos não ofereciam. Foi um ajuda essencial em tempos difíceis de crédito”, destaca.
Hoje Ivanir usufrui de diversas linhas de financiamentos oferecidas pela Sicoob, como custeio agrícola e financiamentos para instalações de placas solares. “Tudo o que consigo pagar, faço com o apoio da Sicoob” diz Ivanir, destacando a importância do relacionamento próximo e humano que a Cooperativa mantém com seus associados.
Ele também expressa gratidão pelo suporte contínuo que a Sicoob oferece. "O crédito que recebemos é resultado do nosso próprio esforço e da confiança que o banco deposita em nós. A Sicoob sempre nos ajudou a crescer," afirma Ivanir, que brinca com os funcionários, mas sempre dentro do respeito, mantendo um relacionamento saudável e cooperativo.
Hoje, Ivanir e sua família continuam prosperando com o apoio da Sicoob mantendo viva a tradição e o espírito cooperativo que tem sustentado a comunidade de Palma Sola ao longo dos anos.